Você aprecia degustar um bom vinho? Então você precisa conhecer a Vinícola Jolimont! Principalmente se você estiver pensando em visitar a serra gaúcha. Inclusive, agora no fim de ano, é um excelente momento para visitar a região por causa do Natal Luz em Gramado e o Sonho de Natal em Canela.
Mas falando especificamente sobre a Vinícola Jolimont ou Vitivinícola Jolimont, ela é uma das pioneiras no Estado do Rio Grande do Sul na produção de vinhos finos e artesanais.
São 27 hectares cultivados a 830 metros de altitude aliados às condições climáticas, à topografia montanhosa e ao excelente estado do solo. Toda essa combinação permite a maturação perfeita dos frutos, formando o Terroir ideal: um conjunto de fatores que contribui para a elaboração de um vinho raro, de personalidade única. Legal, né?!
Mas de onde vem esse nome, “Jolimont”? É o que nós vamos te falar logo a seguir!
A história da Vinícola Jolimont
Em 1948, o francês Jacques Brière fundou na cidade de Canela (região da serra gaúcha) a vinícola que mais tarde passaria a se chamar Vitivinícola Jolimont.
Jolimont significa ” Belo Monte” em francês, fazendo uma referência ao local onde fica a propriedade Jolimont.
A Jolimont é uma vitivinícola porque toda a sua produção de uvas é própria. Ou seja, ela não compra matéria prima de terceiros. O que traz um valor agregado muito grande ao vinho, já que sua produção fica limitada, diminuindo sua oferta.
O atual proprietário, Marçal Duarte Velho, é advogado e contador, além de um apaixonado pelo mundo dos vinhos. Seu pai adquiriu a empresa em 1987, quando a então Vinícola Brière já tinha relativo reconhecimento no mercado, mas necessitava de melhorias em termos de marca e posicionamento.
Marçal disse que a compra de uma vinícola era uma mistura de sonho com pragmatismo:
“Sabíamos que precisávamos ter uma estratégia definida de crescimento e posicionamento para os nossos produtos”.
Logo no início dos anos 1990, a empresa tomou uma importante decisão estratégica e decidiu encerrar as vendas nas grandes lojas de varejo, para focar-se no enoturismo.
Em 1994, estabelecem uma parceria com a CVC para alavancar estas atividades, que passaram a representar aproximadamente 60% das suas vendas.
No ano de 2005, a crescente concorrência fez com que a empresa aumentasse ainda mais os investimentos nas atividades de visita, passeios e degustação.
Além disso, novos produtos foram acrescentados ao portfólio: dois tipos de cerveja, um espumante moscatel, suco de uva e outras bebidas. Estas inovações se somaram aos 30 produtos existentes na loja que, mesmo com a chegada da pandemia, representam 90% das vendas da empresa.
Como é a visita na Vitivinícola Jolimont e onde comprar os ingressos ?
Se você leu até aqui, provavelmente notou que a Vinícola Jolimont não é um lugar a ser ignorado, principalmente se você é amante do vinho! Mas como é a visita e onde comprar os ingressos? Continue lendo que você já vai saber!
Na Vitivinícola Jolimont você vai conhecer como funciona o processo de fabricação dos vinhos, desde a colheita dos frutos até a degustação dos produtos finais. Bem como a história do empreendimento (que nós já contamos parte dela aqui para você), de como os vinhos são produzidos, armazenados e toda magia do interior de uma vinícola!
Mas melhor do que lendo, que tal você ver como é o passeio na Vinícola Jolimont? Dá uma conferida no vídeo logo abaixo e veja que lugar sensacional:
E aí, o que você achou? Maravilhoso, não?! Se você gostou e quer conhecer de perto a Vitivinícola Jolimont, acesse o link abaixo e reserve já o seu ingresso:
https://ingressos.tourduvin.tur.br/agente/42253
Qualquer dúvida, nos mande uma mensagem que nós teremos imenso prazer em poder te ajudar!